Quem sou eu

Minha foto
China
Uma ocidental de cabelos encaracolados decifrando varias maneiras de utilizar os "pauzinhos".

domingo, 30 de setembro de 2007

Dia29 – Sábado

Incapacitada de ir a primeira aula (a professora também já nos tinha dito que não havia problema…) fui á segunda aula, uma vez que tinha estudado para o ditado…A aula foi engraçada! Almoço. Depois de dar umas voltas de bicke fui ao Starbuks e depois fui com a Joaninha ás compras, foi engraçado porque como tivemos de comprar papel higiénico andamos com uma embalagem de 10 rolos na parte de traz da bicicleta! Lol Para jantar fomos a um sítio diferente, o estilo era o mesmo que o “CAR” e “Adega Branca”, com as paredes escritas e tal…



A comida era supostamente Ocidental, nada de especial, paguei o jantar mais caro desde que cheguei á China (4.50 euros)… ;(




A agua daqui é horrível, nunca vi nada assim! Além de deixar a pele super extra seca o meu cabelo começou a cair muito mais desde que já cheguei… ;( Saem-me monhelhos de cavelo!!!!!Quando regressar será careca!!!!

Dia 28 –Sexta

Depois das aulas normais (que todos os outros alunos estrangeiros têm) e de almoçar tivemos direito a uma aula extra e obrigatória!!! Só para as 8 portuguesas!!IUUUUU! Japonês, bem…além da professora não saber romanji, dizer que não é necessário livro, fez correcções erradas!!! Logo apenas concluo que sabemos mais do que ela! IIIUUUUUU! Depois da dita “aula” comecei a interiorizar que ia ter aulas no fim de semana (este é o pensamento chinês – como os nossos queridos alunos não têm aulas para a semana e não querendo que eles se sintam demasiado livres vamos brindar –lhes com aulas ao fim de semana!!!)Depois disso fui com a Diogo a um jardim muito perto da uni com coisas tradicionais chinesas!!!



Entre elas cactos e palmeiras em plástico!!! Hahaha, estes chineses…Comemos no SuShe, estudamos para o ditado de amanhã e vi o outro filme que tinha comprado por 80 cêntimos “Cash Back”, muito bom! O frio já começou....e a mudança de temperatura foi muito brusca!Parece que estamos no Inverno de Braga e para os Tianjinren ainda estamos no Verão...vejo muitas pessoas de camisa e ás vezes de T-shirt...

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Dia 27 – Quinta

Aulas. Depois do almoço também tive-mos aulas com os melhores cumprimentos da professora Lin! Depois pegamos na bicicleta e fomos num estante ao hospital, mas foi rápido.



(o vídeo é de um Hutong, um bairrito típico chinês…) Depois de ir também ao GRI fomos ao MaiGou, aproveitei para tirar as unhas enquanto as Joaninha também as pintava lá numa barraquita! As boas noticias é que como vou ter férias para a próxima semana (devido ao Primeiro de Outubro) tenho que ter aulas no fim-de-semana!!! HuHuuuuu, loucura total……E pronto, foi mais um dia….com nada de mais a relatar.

Dia 26 – Quarta

Hummm aulas! Nem senti o quase "adormecimento"!;) Ao menos desta vez tenho a certeza que a professora não me apanhou de olhos fechados! Correram bem, até a aula de Audição (que é uma seca) não foi tão má como normalmente é. Íamos comer todos no restaurante em frente ao dormitório mas depois perdemo-nos na multidão e eu acabei por almoçar no dormitório. Como estava sozinha e não tinha nada para fazer muni-me com o mapa da cidade e fui tratar de burocracias no Hospital. Estava á espera de ser mais complicado, mas não! Amanhã tenho que lá voltar…buscar um papelito qualquer! Como fui de bicicleta aproveitei para depois dar um passeio!



O filme (junto ao rio) fi-lo foi com o meu telemovel,por isso a qualidade não é muita e o tempo é limitado a 15 segundos...mas há falta de melhor...Depois enquanto deambulava encontrei um Centro comercial...que ui!Realmente a China é de extremos...É pena que o video seja de má qualidade senao podiam ter a certeza que tudo (parede e chão) é de mármore!



Durante o dia chuviscou e a temperatura desceu um bocado. Mas á noite...bem que vendaval! Então de bicicleta com o vento e a chuva a soprar contra nós....ui! ;) que emoção!Á noite tive-mos um convivio com uma turma de chineses que estudam espanhol...bem!Durante duas horas nem me deixaram respirar!Sempre com perguntas...notava-se claramente que além de serem muito curiosas, são esforçadas. Estudam espanhol há nem um semestre e tinham um nivel!!!!Bem...
Depois, já no Sushe vimos o "Blood Diamond"...que filme!Os actores...a historia...arrepiou-me a espinha...

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Dia 25 – Terça

Aulas!! Depois das aulas almoçamos no restaurante mesmo á frente do dormitório, nunca lá tinha estado e fiquei cliente! Tem um ar mais limpo do que o outro a que normalmente vamos e a comida também é melhor! Comemos com os espanhóis e com os coreanos, foi divertido! Após o almoço fomos ao GRI daqui para tentar perceber umas trapalhada da Lin… enfim, nada a dizer, senão o obvio! Depois estávamos a pensar em ir ao Hospital continuar com a diversão que é tratar de burocracias mas entretanto fui ao quarto e adormeci!!! Temos de ir amanhã…
Hum, depois de estudar e tal, joga-mos badminton, lol, e jantamos nudles no jardim. Hoje é o festival da Lua e então os alunos da Joaninha deram-lhe uns bolinhos que se come nesta altura. Fomos passear de bicicleta e para descomprimir e sempre que passávamos por um chinês desejávamos lhe um feliz festival da Lua ou olá! E eles respondiam sempre! O povo chinês é de facto muito caloroso…
Hoje é o festival da Lua e então os alunos da joaninha deram-lhe uns bolinhos que se come nesta altura.



Só depois da nossa volta de bikle é que fomos festejar o Lua e tal…com os espanhóis, os bolinhos eram horríveis! Acho que ninguém gostou…mas mesmo assim foi divertido, houve um casal asiático que meteu conversa com a gente…queriam praticar o inglês!

Dia 24 – Segunda

Aulas! A aula da professora Wang foi divertida porque estivemos a falar sobre a festa de sexta á noite, e quando chegou á parte do concurso de dança, como estava lá um participante ela fez questão que ele dançasse! Lol Depois ao falar de desporto descobrimos que o Sasha (russo, com um enorme ar de mafioso) pratica Kon Fu…bem! Os saltos que ele não deu no meio do ar…com os asiáticos todos a dizer”hooooo”lol, quem me dera que as aulas sejam todas assim, bem depois das aulas e do almoço fui á esquadra da policia, entre as filas e filas e esperar para pagar e depois ainda uma fila para ir buscar os recibos….bem! Estive num quarto cheio de indianos mal cheirosos para tirar uma foto á prisioneira! (fiquei com os olhos meios fechados,mas pronto...)



Depois íamos para o hospital tratar ainda de mais papeladas mas o trânsito estava muito entupido e não chegamos a tempo…. Mas foi divertido, até cheguei a ouvir ABBA na versão chinesa! Com o taxista a cantarolar a musica….no final dei-lhe os parabéns pela óptima selecção! ;)

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Dia 23 – Domingo

Acordamos cedo para irmos ao cabeleireiro com a Dina e o namorado, a Joana D. cortou o cabelo por 2 euros!!! Eu com vontade de por umas madeixas verdes, tive de me contentar com umas madeixas descoloradas pois não tinham verde, e adoptei um penteado diferente…vida nova, cabelo novo!



Depois fomos buscar comida a um sitio estranho para comermos num dos jardins da Uni…digamos que tentei comer… ;/



Tirei uma sesta e fomos todos (nós e os espanhóis com mais uma coreana) ao Carrefur…nada de especial…antes pelo contrario, gosto mais do hiper perto da uni, é mais espaçoso. Jantamos nao quarto das espanholas umas sandes com presunto! Elas, manhosas, tinham trazido de Espanha …lol…e pronto! Mais um dia….

Dia 22 – Sábado

Depois de recuperar as minhas energias gastas da noite anterior fomos abastecer nos e almoçamos no dito restaurante “ocidental”. Fomos ao MaiGou de seguida, onde vimos a camisola do Ronaldo!...




... e juramos para nunca mais, as ruas cheias, o centro comercial a abarrotar… voltamos e fui buscar umas coisitas ao hiper aqui ao lado… estudei um pouco e depois de jantar (outra vez no ocidental) o resto do grupo quis sair, mas eu ainda cansada de abanar a cabeça fiquei a ver o “Lost in Translacion”…que filme! Cada vez que o revejo gosto mais dele! Entretanto a Regina voltou, tinham ido a um bar de nome Fénix … pelos vistos tinha um ambiente estranho… ;/ e só passado algum tempo de eles estarem lá é que se aperceberam que a “banda” que estava a cantar era afinal karaoke! Eles levam isso muito a sério, quando a Regina regressou com mais uma espanhola, a Antonina O resto do grupo foi outra vez a Scarlet.

sábado, 22 de setembro de 2007

Dia 21 – Sexta

Aulas e tal, nada de especial! O dia ficou marcado pelo convívio com a minha turma! Ás 6 começou uma party dentro da Universidade que incluía jantar e depois do lanche (ás 6 horas quem é que janta? Realmente só os chineses) haviam uns jogos “surpresa”…huhuhu….lol



O jantar foi volante, cheio de cerveja chinesa e comida em espetos, muita comida!Os tais jogos surpresa, começaram com o bingo para toda a gente, e depois concursos para quem quisesse participar. Havia um que era para ver quem é que comia mais depressa gelado e outro para ver quem é que bebia mais rápido cerveja! Gerou-se um ambiente de dança (pelos vistos eles também dançam, e alguns de uma maneira…) e por consequente também se fez concursos de dança…mui bien!



Com isto tudo já passava das 10 horas da noite! Ai! Daqui a uma hora tenho o recolher “obrigatório”…ups! Acabamos por sair, para ir a uma discoteca de nome Scarlet, tivemos de nos separar em 4 ou 5 grupos para podermos ir de táxi! Ao entrar na Scarlet apaixonei-me…eu quero-te! Eu quero voltar para ti! A discoteca foi a primeira verdadeira surpresa na China, que noite! ;) Que som! O sonoro era absolutamente fantástico, um tecno do melhor mesmo! Para aqueles que ainda acreditam que Tianjin não tem noite, que se desengane!



A noite foi alternada pela Scarlet e pelo bar do quarto andar, esse bar estava cheio de estrangeiros! Quando digo que alternamos de bar está implícito que as discotecas na China não têm cartão de consumo mínimo! As músicas do barzito do quarto andar é que eram pó foleiritas…Riky Martin e semelhantes…mas mesmo assim o tempo que ai passei foi divertido…é sempre divertido! Acabamos por ir embora já a passar das duas (apenas porque estávamos todos cansados – o bar ainda estava a abarrotar de gente). Ao chegar á universidade não tivemos qualquer problema! Os portões tinham uma fresta aberta, só a pensar nos rufiões que saem á noite, e depois ao chegar ao meu prédio, só tivemos de tocar a campaínha e pronto!

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Dia 20 – Quinta

Hoje só teria uma aula, as 10 horas, com a professora Wang (já tive aulas com ela em Portugal) mas hoje ela teve que faltar! A Mercedes reservou uma sala no restaurante do costume e tivemos um almoço com toda a minha turma, foi espectacular! Houve muita animação e trocas de e-mails. Adorei o convívio, amanha, sexta-feira, vai haver um jantar para todos os estudantes estrangeiros da universidade e já estou a prever muitas gargalhadas!



Depois do dito almoço fomos todas com a Dina e o namorado a um outro sítio com DVDs e CDs, desta vez originais e compreis um CD dos Abba e um dos Beegees, acho que a conta rondou os 5 euros!



Fomos comer um gelado e regressamos ao Sushe… estive no quarto a ouvir o telejornal da RTP Internacional. Apesar de não ter feito quase nada durante o dia, estou super cansada…acho que deve ser da enorme poluição que respiro, e por consequente da falta de oxigénio puro! ;(

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Dia 19 – Quarta

Antes de mais nada queria dizer que já consigo visualizar blogs não me perguntem como, mas é algo de ilegal! Pelo menos neste pais….

Hum, depois das aulas fomos almoçar a um restaurante com suposta comida ocidental. Apercebi-me que o que os chineses fazem aos restaurantes em Portugal (a tal suposta comida chinesa), também o fazem aqui, mas com comida ocidental. Vamos primeiro começar pela definição de ocidental para os chineses… na ementa, praí metade dos pratos são japoneses! Pois é! O Japão desde a minha última aula de geografia mudou de lugar! Depois tudo o resto eram massas italianas. A Regina pediu um prato que parecia ser o que as vezes comemos no restaurante ao lado mas com massa, as Joanas pediram lasanha…elas vieram em tipo tigelas pó leite creme (ficaram muuuuuiiiiiito cheias!), e eu, que fui a mais sortuda, tive direito a uma pratada de massa picante. È engraçado ver os chineses a comerem com garfo. Primeiro ainda não se aperceberam que é possível espetar o garfo na comida, logo utilizam-no como se fosse uma colher, ou pior ainda, empurram a comida para a borda do prato e depois vão lá com a boquita! Que catita!



Bem, depois do almoço e super decidida a ir dormir uma valente cesta, parei numa barraquinha que tinha dicionários electrónicos á venda. De 1500 yuans consegui que baixasse para 1100 yuans. Depois de trinta minutos no regateio elogiaram-me em relação á minha insistência em baixarem o preço. A Joaninha também compou um igual ao meu mas com a risca em laranja.

Depois da cesta tirada fomos ao Starbucks… (outra vez eu sei, mas a Regina e a Joaninha não tinham Internet no quarto e lá é de borla!) depois fui ter com a Dina e o namorado, fomos comprar o “Lost in Translacion” e “Cash Back”, este ultimo nunca ouvi falar mas como ganhou vários prémios é porque deve ser bom. Os filmes que comprei são copias, e cada um custou 80 centimos! ;)



Fui jantar a um restaurante que nunca tinha la ido, comemos um tipo de fondu, muito bom! ;)

Quando cheguei á residência os nossos amigos espanhóis tinham um bolo á espera da Joaninha e voltamos a cantar-lhe os parabéns.

Dia 18 – Terça

As pessoas são feitas de hábitos. Já me habituei a ir pás aulas feita Zombie e depois das ditas ir dormir…era o que estava a fazer quando a Joana chegou com uma encomenda vinda de Portugal para mim (^+^).


Depois da soneca eu e a Joaninha fomos á aeróbia! Há pois é! Éramos três ocidentais (nós as duas e mais a Mercedes – uma colega nossa espanhola), e o resto da sala a abarrotar de chinesas… estriei-me nesta modalidade hoje (alias, já não faço desporto há muitos pares de anos). Estou entusiasmada, e quero continuar a praticar…mas bem, que dores! Eu pensava que “ia ser na boa”, mas transpirei tanto! Depois do tão necessitado banho reunimo-nos e estávamos a planear em ir jantar á Piza Hut. Coisa que não aconteceu pois descobrimos a meio do caminho que por pessoa rondava os 50/60 yuans e preferimos jantar no Mac´do por 1.70 yuans…



Já mais tarde convive-mos com os espanhóis no quarto da Regina e da Joaninha com também orientais (ao todo éramos 10 pessoas) … Um chinês (que está a estudar espanhol) logo depois de ser apresentado a mim, apressou-se a dizer que eu sou mui guapa, lol, cara de pau! O mesmo chinês também disse á Joana que ela tinha um estilo fixe, do género da Avril Lavigne….hahahaha! Coitada, acho que o comentário tocou-lhe…

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Dia 17 - segunda ...um dia normal...

Fomos almoçar com a Dina.



Depois fiquei no sushe a escrever cartas enquanto a Joaninha e a Regina foram á policia e ao hospital. A Joana e a Dina foram comprar sapatos, pois o único par da Joana tinham rompido!Acabou por comprar um par de All Stars pretas por 6 euros. Depois eu, a Joaninha e a Regina fomos ao Starbucks para estudar e navegar na Internet. Estávamos a descontrair no sofá quando uma americana que ronda pai os 50 anos meteu conversa comigo e com a Regina…ela era um bocado estranha…a perguntar quanto dinheiro tínhamos e se éramos católicas praticantes…demos-lhe o corte e saímos logo dali…é cada uma… Depois de passar no Sushe fomos ao Hiper cá do sitio onde comprei outro par de lençóis, mas desta vez, lençóis de casal! E isto porque os lençóis que comprei para cama de solteiro não servem para uma cama de solteiro…não sei como é que os chineses fazem, mas todas as manhas acordo toda enrolada nos lençóis! Err, em contacto com o dito colchão que enfim de certeza que tem ácaros chineses… e quem sabe ovinhos de baratas…sim o meu quarto tem baratas! E o jardim em frente do meu dormitório há ratazanas com tamanho de gatos…enfim.

Decidi-mos fazer um convívio ibérico no meu quarto e da Joana com os espanhóis, fala-mos e também estudamos…de repente, do nada, começou a chover torrencialmente! Tivemos direito a trovões e a temperatura também desceu.

domingo, 16 de setembro de 2007

Dia 16 – Domingo

Acordamos demasiado cedo para um domingo, ás 10, pois foi o dia de aniversário da Joaninha e queríamos aproveita-lo bem. Fomos ter com a Cecília almoçar num restaurante, que nunca lá tinha estado e que não faço questão de lá voltar. Um empresário meteu conversa com a Cecília para nos dizer que nos queria conhecer e tal… err…enfim.
Durante o almoço a Cecília convidou-nos para nas ferias da primeira semana de Outubro irmos á casa dela (fica a duas/três horas de comboio, é giro, mas já me esqueci como se chama…) n ó s aceitamos logo de seguida, mas ainda temos intenções de ir a Pequim. Em baixo podem ver um video de nós a chegar á Wen Hua Jie.



Que é a versão verdadeira da rua de ontem. Gostei muito mais desta, tinha muitas mais lojinhas e pessoas, e para meu espanto vi muitos ocidentais! Um deles até meteu conversa, é americano e veio cá porque o amigo dele precisa de um transplante de rim e pelos vistos os cuidados de saúde aqui (pelo menos para as pessoas que têm dinheiro) são bons. Quase que não fiz compras, comprei três papéis recortados á mão e uma pulseira de lacre para a J oaninha, afinal de contas é o aniversário dela! Entretanto a Dina e o namorado já tinham vindo ter connosco… que doçura de casal! ;) Até deram uma prenda á Joaninha (um carimbo com um cão)…lol! Vimos uma barraquinha com um senhor a fazer desenhos com açúcar caramelizado, havia uma tabela para se escolher o desenho e passado cinco segundo tínhamos um candy todo bonito!



Humm, depois, outra vez de táxi fomos ao MaiGou, de longe o meu Centro Comercial preferido, até agora. Até tem uma secção só da Pucca!!!! Coisa que vi em pouca quantidade aqui na china (ao contrario da Hello Kitty). Subimos directamente ao quinto andar onde havia uma rua só de manicure e assim… eu e a Joaninha não resistimos e pela primeira vez na vida pus unhas postiças com tudo incluído! Na foto a cor perece ser azul, mas obviamente que é verde.




Fomos jantar ao japonês, já desgastadas e sem força, principalmente a Regina que estava a chocar com alguma gripe ou assim … De regresso ao sushe, de regresso á cama…

Dia 15 - Sábado

Antes de mais queria dizer que não consigo visualizar o meu blog, fazer postagens sim, mas caso alguém deixe algum comment não. Mas caros leitores, sintam-se á vontade para o fazer…
Ha! E a primeira data que aparece é o dia da postagem, a segunda em baixo (titulo) é o dia sobre o qual eu falo.

Sábado, dormirmos até tarde claro, depois dedicamos algum tempo a limpar o quarto. Fomos de bicicleta até ao KFC, (àquela hora já nenhum restaurante estava aberto – os chineses comem cedo). Comi um hambúrguer de gambas, o menu custava 12,50 yuans (em euros dá quase 1,30). Regressamos ao dormitório para deixar as bicicletas, uma vez que a seguir íamos a um sitio longe e o qual não sabíamos onde. Em Tianjin (tal como em Pequim) há uma rua que é a Wen Hua Jie (Avenida Cultural), mas o nosso objectivo hoje era uma outra rua, perto dessa mas ainda mais barata!

Logo no inicio dessa rua (parecia mais um bairro, mas pronto) havia uma barraca a vender umas coisas esquesidas, custavam 30 cêntimos, comprei logo uma e dei umas colheradas…parecia arroz com qualquer coisa….



Nessa rua entramos uma especie de loja que tinha, segundo o que entendi uma exposição de uma coleção privada de um homem muito importante em Tianjin (é ele quem está na foto), vimos a cama do Pu Yi e o seu trono da casa dele quando cá vinha. Um amigo desse senhor falava bem inglês e estivemos na treta um bocado, a despedida deu-se com troca de cartões e números de telemóvel, havendo por parte deles um convite para jantar (achei um pouco estranho – mas…. Deve ser uma coisa cultural…não?)



Ao todo gastei mais ou menos18 euros!!! E sinto-me roubada! Mas pronto… comprei um fio, supostamente de jade por 110 yuans (o preço que tinha marcado era o dobro), por isso nem me dei ao trabalho de regatear… mas mais tarde, no táxi, vim a saber que podia ter conseguido por 80 yuans (poupava 3 euros). Comprei também uma caixinha com mascaras de ópera para dar aos meus pais, acho que eles vão gostar. Uma caixa pintada a mão para por os meus brincos e ganchos por 50 yuans. O preço que tinha marcado era de 85 yuans, mas depois cheguei á conclusão que tinha sido caro… ;(



E por ultimo comprei 5 bolsinhas (para por coisas – as raparigas gostam sempre de bolsinhas) por 10 yuans (um euro). As viagens de táxi são sempre engraçadas, preenchidas pelas perguntas com que já nos habituamos. De todos os dias hoje foi o que mais poluição no ar tinha. Um nevoeiro cerrado de fumo e sabe-se lá de mais o quê! Jantamos no restaurante do costume com umas espanholas que já tínhamos conhecido, mandamos vir uns pratos novos para experimentar e um deles tinha um aspecto horrível, senti-me tentada a provar mas nem sequer consegui engolir…..depois a espanhola disse me que achava que aquilo era intestinos….errr. Constatamos que o restaurante tinha salas privadas e que havia uma grande animação lá dentro! Muitas das pessoas (japoneses e coreanos) pertencem á nossa turma, mas nós sentimos que estávamos a ser rejeitadas por sermos ocidentais…. Foi estranho porque estavam sempre a entrar e a sair com copos e assim, e eu com cara de pau até perguntei a um deles o que é que se passava lá dentro, mas o sentimento de rejeição foi sentido tanto por nos como pelas espanholas….estamos a desenvolver um plano para nos infiltramos naquelas festas… depois do jantar (confesso caiu-me mal) fomos dar umas pedaladas de bicke, e acabamos por nos ver no meio do mercado nocturno..acabei outra vez por praticar o exercício de regatear e de 120 yuans consegui passar para 50 yuans, uma camisola que a Regina queria…isto porque a senhora que lá estava a vender engraçou comigo…. Lol.



De volta ao Sushe cantamos os parabéns á Joaninha, foi uma galhofa!

sábado, 15 de setembro de 2007

não o melhor dia...

Hoje acordamos todas de forma a não chegarmos atrasadas as aulas! Ufa! Ainda assim tivemos de ir de bicicleta, apesar de ser uma curta distância… A aula foi a de leitura… bem! Fiquei na primeira fila e a professora pelo menos apanhou me duas vezes com os olhos fechados!... Definitivamente tenho que começar a deitar-me mais cedo…aulas todos os dias ás oito não se faz! Depois da aula regressamos ao Sushe onde acabei por adormecer, acordei por volta da uma da tarde. Comemos uns nodles e fomos a pé ao Hiper do costume (fomos a pé porque o tempo estava de aguaceiros e tivemos um receio despropositado de andar de bicla), compramos só umas coisitas (eu comprei muitos leitinhos em embalagens pequenas e bolachas, para o pequeno almoço), depois eu e a Joaninha ficamos pelos quartos enquanto a Regina e a Joana foram de bicicleta (chegamos á conclusão que os chineses andam á mesma de bicke quando chove - lol) comprar um hub para podermos ter todas Internet. Enquanto estive a colocar as minhas cinco mil fotos na parede.



Depois de passarmos algumas horas nos quartos chegamos a conclusão que não nos fazia nada bem estar cá dentro e fomos ao Starbucks descomprimir. Foi aliviante pois o Starbucks a que fomos está situado no Tianjin Internacional Building, logo passamos algum tempo em território não chinês ;).

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Dia 13 - Hoje

Eu e a Diogo acordamos cedo para ir ver como era um outro nível, chegamos ao edifício em que temos aulas, fomos ao horário e não havia! Todas as aulas começam as 8 da manhã, mas cada turma tem sempre um dia em que só começa as aulas ás 10 horas…e nós tivemos tanta sorte que acordamos cedo no dia em que podíamos ficar a dormir…Bem voltamos ao sushe para despertar a Joaninha e a Regina e fizemos tempo pa aula das 10. Quem entra pela porta dentro? A professora Wang! Ela já nos deu aulas em Portugal… Foi engraçado, acabei por escolher esta turma, hoje comprei os livros (rondaram os 20 euros), almocei sozinha no meu quarto e dediquei a minha tarde ao blog.



Depois fomos ter com a Cecília e jantamos no restaurante do costume, a Cecília pediu pratos que ainda não tínhamos comido, muito bons mais uma vez! Depois fomos todas para o nosso dormitório, onde para ela poder entrar no dormitório dos estrangeiros teve de deixar o cartão de estudante e eu tive que assinar… passamos uma horinha gira a mostrar-lhe varias músicas portuguesas e a falar de coisas normais….Ela é muito querida e é engraçado porque conhece algumas das musicas que os meus professores tentaram cravar na nossa memória, as nossas conversas são uma mescla de diferenças culturais, o que só torna o convívio ainda mais giro.

Dia 12 - Quarta

Acordámos tarde, pegámos nas bikes e fomos ao restaurante do costume, mas pedimos comida demasiado “la”, picante…mesmo muito picante! Depois disso fomos dar uma espreita ao rio, foi giro porque apesar da água ser preta vimos um senhor a tomar banho.



Ainda fomos ao hipermercado (sempre de bicicleta - só assim é possível dar muitas voltas num só dia), reabasteci o meu stock de sumo de uva (maravilhástico) e comprei um bolinho chinês, que não sei o que é mas deve ser bom. Depois fomos deixar as compras no sushe e aproveitamos para descansar uma vez que depois íamos ter com uma amiga chinesa da Diogo de nome Dina (quase todos os chineses quando nos abordam dão o seu nome ocidental). Fomos ao Mac´do, as do costume claro, a Dina, o namorado e mais um amigo da Dina (de nome Liu). Aproveitamos o ambiente nocturno para uma passeata nas ruas movimentadas e cheias de cor. E pronto! Mais um dia.

Dia 11 - Terça


Como ainda não estamos inscritas (devido á falta de um carimbo, os papeis tiveram de ir para Portugal – Será que vamos ser recambiadas? lol) não temos faltas! Não que a nossa intenção não fosse ir as aulas (ainda temos que escolher o nível em que vamos ficar), mas adormecemos… fomos no nosso veiculo ao correio, onde gastei 15 euros numa encomenda e nuns postais. E aproveitamos para deambular pela cidade…sinceramente já não me lembro muito bem o que fiz nesse dia, pois estava muito cansada e não apontei os acontecimentos. Um dia aqui parece uma semana! Fazemos sempre tanta coisa!
A foto em cima é uma das fachadas principais da Universidade. As restantes fotos foram tiradas na melhor hora do dia - o anoitecer...


Dia 10 – segunda

Hoje acordamos muito cedo! Fomos de manha a dois níveis de turma (dentro do intermédio fomos á turma um e á dois). Não percebemos nada de nada! Fomos almoçar ao restaurante que tanto gostamos e depois do almoço eu e a joaninha decidimo-nos por comprar uma bicicleta. Nos dias anteriores tínhamos andado ou a pé ou de táxi, mas realmente a melhor forma para uma pessoa s deslocar numa cidade chinesa é de bicicleta. Estava um bocado reticente pois o transito é caótico, mesmo! Não há piscas, nem bermas (na auto estrada os carros ultrapassam pela direita na boa) e os cruzamentos são de meter medo ao susto, mas o passeio de ontem fez-me decidir, tinha que ganhar tomates! A minha bicicleta é lilás, tem um cestinho e tudo e custou 25 euros! Compramos as bicicletas no hiper do costume (onde certas empregadas já metem conversa por nos conhecerem), o homem que me afinou os travões estava tão bêbado que até pediu á Regina para jantar com ele! Lol, que galhofa!




Ao sair do Hiper, eu estava receosa, mas assim que nos metemos a pedalar apercebi-me que o transito realmente não é assim tão perigoso, toda a gente anda muito devagar (até porque a rua está sempre cheia, por isso…) claro que é preciso ter cuidado com os tolos que se metem a nossa frente sem aviso prévio ou que viram quando nos vamos em frente… os cruzamentos são sempre um pico de adrenalina, mas com o habito a coisa já foi lá…Agora não quero outra coisa, a minha hora favorita para andar de bicke é quando começa a anoitecer…a cidade fica muito mais bonita e é claro que a baixa de temperatura também ajuda. Cometemos uma loucura e fomos comer outra vez ao Japonês.




Cometemos uma loucura e fomos comer outra vez ao Japonês.

Dia 9 – Domingo

Acordamos tarde pois no dia anterior tínhamos andado a socializar nos quartos. Embarcamos em mais uma aventura. Queríamos ir ao Jia Le Fu (Carrefur), mas os taxistas (fomos em dois táxis pois era-mos cinco) não perceberam muito bem e deixaram nos noutro local. Caso queira lá voltar acho que não consigo, lol, acabamos por comer no Coreano (mais uma vez muito bom) e bebi um sumo de Uva com uvas inteiras.


Regressamos ao campus da Universidade e eu e a joaninha ficamos por cá a dar voltas enquanto a Joana e a Regina e a Ana foram comprar bicicletas. Á noite saímos todas juntas, a Joaninha montada atrás na bicke da Regina e eu na da Ana. Foi tão divertido! Eu tremia como varas verdes, há muitos anos que não andava de bicke quanto mais atrás! Fomos ao tal mercado que no dia anterior queríamos ir, pelo lado em que entramos, bem…o cheiro era indescritível, a cidade em si cheira mal, uns sítios pior que outros, mas aquele… o que vale é que quanto mais entravamos pelas ruas cheiinhas de tendas o cheiro ia desaparecendo… Ai regateei pela primeira vez, e acho que até consegui um bom preço (é claro que é mais difícil para um ocidental conseguir o mesmo preço que um chinês), mas de 90 yuans baixei para 45 yuans (já não me lembro muito bem mas rondavam esses valores) por uma camisola muito gira, para o Inverno que se avizinha ai. Também comprei um vestido muito giro! Ah! Uma amiga nossa de nome Kathy também foi e ajudou-nos a regatear (um dos “tendistas” até ficou chateado com ela por ela estar a ajudar estrangeiros e não os locais). O mercado era muito grande e tinha roupas que nunca vi em Portugal. Ao regressar na bicke da Ana, a corrente dela saltou e tivemos de fazer o resto do caminho a pé. Um Chinês tentou-nos ajudar, mas já não havia nada a fazer, a bicke precisava de um arranjo (encontram-se na rua muitos locais para arranjar as bicicletas).

Dia 8 – Sábado

Voltámos ao mesmo Hiper. Tive-mos ainda de comprar coisas indispensáveis que no dia anterior tinha-mos esquecido. Logo depois fomos a um restaurante dentro da Universidade. A entrada do prédio do restaurante era meia estranha, o cheiro das escadas, bem… sem explicação, mas quando lá entramos pareceu ser até decente. A comida é que é fantástica, tem uma variedade de aproximadamente 60 pratos e os que já provei (sem ser os extremamente picantes) são todos bons! É isso que a China tem de bom (pelo menos o pouco que conheço) a comida barata, para nós é divinal e o povo. De uma maneira geral o povo chinês é curioso, sorridente, acolhedor.


Claro que depois há sempre um ou outro chinês que é antipático e que até insulta amigos nossos chineses por nos estarem a ajudar a regatear no mercado e assim… (isso já foi noutro dia).
Fomos a um dos Strabucks que há cá. Estávamos todas na treta quando de repente nos interrompem e um homem pergunta: “São portuguesas?”! Foi o delírio! É filho de emigrantes portugueses, um francês de Toulusse. Estivemos todos na treta a trocar impressões e ele a dar-nos cartões com indicações de locais a ir.
À noite fomos jantar com uma chinezinha de nome Cecília que no dia anterior tínhamos conhecido no Hiper quando a Joana e a Regina andavam meias perdidas na zona dos lacticínios. Fomos ao Japonês, hummm tão bom! A cada uma rondou os 3 euros. Queríamos depois ir a um mercado nocturno que a Ana nos tinha falado, mas a Cecília achou melhor regressar-mos pois estava a ficar tarde (rondavam as 21 horas). A Cecília também está a estudar na nossa Universidade, acho que está no terceiro ou quarto ano de Inglês, e é uma chinesa muito querida e cheia de estilo. Senti-me enorme á beira dela!... ;/

Dia 7 - A Chegada

Depois das horas intermináveis do voo chegámos, finalmente!!! Tínhamos a Ana à nossa espera com um taxista da Universidade. A viagem de carro foi preenchida de perguntas à Ana que já cá estava há uma semana e das eventuais observações à condução caótica dos chineses. Essa viagem durou duas horas.



O cansaço, a confusão, isto tudo misturado com um novo estilo de vida: as buzinas dos carros, os milhares de bicicletas, o ar que tem uma constante poeira, e o cheiro nauseabundo a esgotos, fez-me instintivamente odiar a cidade. Acredito que daqui a um ano a cidade esteja em melhor estado, que pelo menos que não haja tanto pó; uma vez que as obras estão destinadas aos jogos olímpicos…Ao chegar à nossa nova suite deixamos os trinta quilos de passado e fomos ás compras. Compras necessárias para pelo menos para poder limpar a suite, ter lençóis limpos na suite, para também poder ter almofadas limpas, ter um tapete no chão do WC da suite, comida+bebida, e um tapetezito no quarto.



O que é também muito favorável para as condições da suite é que é necessário pagar a Internet e até as eventuais utilizações na máquina de lavar, porém cuidado! A máquina de lavar é duvidosa, ás vezes lava mal e pode estragar alguma peça mais frágil. Bem, voltando ao primeiro dia, todas podres, a arrastamos nos pela cidade, andamos a tratar de burocracias com a professora Wang e almoçamos com ela. Hummmm, muito boa a primeira refeição na China!



Depois fiquei só eu com a professora porque precisava de digitalizar uns documentos e elas foram á vida ;) aproveitei para depois dar uma volta pelos arredores da Universidade, que fica no centro de Tianjin e vi um acidente com duas bicicletas. Jantamos no Sushe, demos uso a uma panela eléctrica de cozedura a vapor e fizemos arroz e uns dunplings deliciosos.