Quem sou eu

Minha foto
China
Uma ocidental de cabelos encaracolados decifrando varias maneiras de utilizar os "pauzinhos".

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Dia 26 - Segunda

(fotografia perto do meu 宿舍)

Aulas. Á noite comi num restaurante ainda novo para mim. Muiiiiiii bueno!

Dia 25 – Domingo


Acordamos e fomos logo de seguida assistir a um jogo de basket.




Jantamos no restaurante muçulmano, com dança incluida!!!




Depois fomos ao Starbucks para um capucino.

Dia 24 – Sábado


Acordar tarde...limpar o quarto! Enfim...nada de especial...


Jantar de aniversário da Antonina.


(este é o nosso amigo Elvis, de Cuba)
Sitong.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Dia 23 - Sexta

Aulinhas...de manhã e de tarde!!! Fomos a três mais o 巨 a um restuarante Brasileiro. Acho que será o único... pelo menos no distrito onde vivo! Aiiiii! A nossa alegria!!!




Não é possivel descreve-la...assim como não é possivel descrever a nossa desilução ao provar a comida!!! Primeiro: a carne sabia a mel com picante lá pelo meio...e o arroz com feijão???Nem vê-lo.... :(



Depois fomos ao Sitong. O ambiente estava em alta!!! Depois do Sitong fomos com o 巨 e companhia ao KTV!

Dia 22 - Quinta

Aulas!!! De manhã e de tarde... :( Após as aulas da tarde fomos á procura do espirito Natalício e decoramos os quartos.

Dia 21 - Quarta

(foto tirada em Outubro)

Aulas! De manhã e de tarde (mais aulas de substituição da Wang). Ambas as refeições foram no segundo andar. Depois de jantar e em direçao ás bicicletas reparamos em dois Homens que estavam demasiado próximos da bicicleta da Joaninha. Ao chegar eles alegaram terem visto um miudo a tentar assaltar a bicicleta dela! Só depois é que chega-mos á conclusão que os ditos Homens é que o tinham feito. Nessa noite assaltaram também a bicicleta do Moisés!

sábado, 24 de novembro de 2007

Dia 20 - Terça

( O Mirzat e a Gina numa saída qualquer da semana passada)

Aulas. Almoçamos no segundo andar, quando fui para o Sushe tinha o Mirzat á minha espera para estudar-mos juntos. Depois ás 3 horas fui para a aula da Wang. Tivemos esta aula porque na semana passada ela teve que faltar. Foi util. As aulas que mais gosto são as dela. Depois, cansada deste dia non stop fui ao Maigou com a Joaninha comprar vernizes. Jantamos no Macdo.

Dia 19 - Segunda



Aulas. Almoçei no segundo andar. O primeiro e segundo andar são as cantinas dos estudantes chineses e lá é possivel almoçar por 20 céntimos! O tipo de comida é muito diferente da do terceiro andar三楼 mas tambem é muito boa! Comi uns baozi muito saborosos! Depois estudei um pouco, só um pouco para não chatear e fui ás compras (comida). Ao regressar fui apanhada numa tempestade de areia! Tive que parar no meio da rua pois o vento era tal, que era impossivel andar de bicicleta e a areia também não ajudou muito...

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Dia 18 - Domingo



Acordar....Logo depois fui com elas, o Luis e o Jorge (amigos chineses que estudam espanhol) ver a Ópera de Pequim! O pai do Luis trabalha lá, por isso conseguimos ter bilhetes de borla. Adorei! As roupas e a maquilhagem! De mais mesmo!Infelizmente não se podia tirar fotografias....

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Dia 17 - Sábado

Hummmm! Acordar relativamente tarde para reabastecer as pilhas, é sempre bom!!... Almoçei por 20 cêntimos no primeiro andar e depois fui comprar comida! Já para jantar fomos com o Toni a um novo Centro Comercial onde comemos montes e montes de Sushi, depois fomos deliciar uma copa de gelado!Huuummmm que bom! Com o jantar na barriga entramos no taxi em direçao ao Sitong! O resto do grupo foi lá ter. Depois de umas danças e umas cervejas fomos ao Coco (俱乐部).



(Mitsu e Liu)

Bem... com dois andares, o triplo do Sitong em termos de espaço, e varios bares dispersos!!! O Coco poderá bem ser considarada a disco onde os chineses mais curtem a noite. O único problema detectado foi o mau gosto musical do DJ...

Dia 16 - Sexta



Aulas. Estou meia doente. De tarde dormi e á noite estive na Internet.

domingo, 18 de novembro de 2007

Dia 15 - Quinta

De manhã não tivemos aulas pois a Professora tem um problema no braço. O almoço foi passado no san çou uma vez que que a turma toda se juntou para festejar o aniversario da Yanzi. Uma Japonesa toda catita!Á tarde tivemos aquela aula, que só os alunos especiais tem.....ERRRR!!!!!!



(Homem a lavar os dentes num corredor do prédio das aulas...só visto!!!)

Terminada a aula metemo-nos num taxi e fomos a um Centro Comercial, só com coisas de Informática. A Joaninha comprou o cabo que necessitava e ainda um mp3 com 1GB, todo lindo, em forma de maçã, por 14 euros. A Regina comprou outro por 12!

Está muito frio e começo a sentir-me meia engripada.

Dia 14 - Quarta



- de dentro para fora...da Universidade -

Aulas. Almoçamos no primeiro restaurante a que fomos quando cá chegamos. Pedimos uma espécie diferente de 饺子....uuiiii! Que bons!!!!Á tarde fomos a um mercado comprar fruta e depois á Holliland deliciar as nossas papilas gustativas!

Dia 13 - Terça

Bom antes de mais nada. Estive sem o meu PC alguns dias e como a minha memoria é curta em relação a pormenores e tal...os proximos posts serão um pouco mais sucintos...


Aulas! Depois das aulas fomos comer ao com o Salam. Ele tem mais de 200 primos! E isto é apenas a familia mais chegada...segundo ele!!!!



Ao jantar reunimo-nos quase todos (acho que rondavamos as 12 pessoas) e fomos a um lugar novo comer e outros pratos. Lá conheci outro chines, de nome Alan, amigo da Mercedes.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Dia 12 – Segunda

Aulas…Depois de almoçar fui aos correios tratar do envio das prendas de Natal para Portugal! Ao todo, por cinco quilos gastei 50 euros e pico!!! Escolhi a via normal que demora mais ou menos um mês a chegar, caso escolhesse a mais lenta obviamente que seria mais barato, mas as prendas iriam chegar com alguns meses de atraso… á noite (sim porque não pensem que foi chegar ao correio toma lá e da cá!...não…foi um processo meticuloso, onde cada coisa tinha que ser embrulhada com o devido cuidado - lol). Mas pronto! Á hora de jantar fomos nós, o Toni, e mais o jantar a um Centro Comercial que ainda não tinha ido comer, num restaurante de Fast Food que ainda não conhecia!


(foto tirada numa outra noite qualquer - eu e o 巨)

Depois fomos conviver para o quarto da Regina e Joaninha onde o ensinou me a mexer com uma Balisong!

Dia 11 – Domingo


Hoje é um dia especial aqui na China. Dia 11 do 11º mês! O numero Um, em chinês quer dizer sozinho … é por isso que neste dia as pessoas desimpedidas desejam umas ás outras boa sorte no amor! Normalmente os votos são feitos de preferências ás 11.11 ou 1.11… Que tradição gira! Hoje não fiz nada de especial…estive a descansar e depois á tarde fomos dar uma volta até a uma parte que não conhecíamos…muito comercial! O nosso objectivo era irmos arranjar o PC da Joaninha, mas o taxista em vez de nos dizer que não conhecia a morada, levou-nos para outro sítio!... Depois ainda fomos a uma loja de CDs de música.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Dia 10 – Sábado

Acordei já era de tarde e não havia luz eléctrica. Fomos com o Bruce ao Bairro Coreano comprar dvd´s. Até lá são mais ou menos 30 minutos de bicicleta! Sempre com algumas aventuras nos cruzamentos e assim… Quando cheguei ao宿舍 já havia luz outra vez. O que foi um alívio pois á noite íamos ter uma festa na Universidade e caso não houvesse luz era impossível… (sim a minha preocupação era a festa! lol). A hora da festa chegou. Os nossos amigos chineses vieram e com eles trouxeram castanhas cozidas! Pessoalmente prefiro as asadas mas estas são sem dúvida superiores ás castanhas portuguesas. Pequeninas mas muito saborosas! Bem a festa na uni fez-me lembrar um pouco as festas que já tive no secundário….o DJ (neste caso uma) por vezes enganava-se na musica, a qualidade do som também deixou um pouco a desejar, mas o que contou mesmo foram as pessoas (que cliché!) mas é verdade….a minha turma é simplesmente a melhor!



Depois fomos em bando para o New York. Andamos a alternar com o Scarlet pois ambas as discotecas estão no mesmo prédio… Já cansada fui com o tomar um leite com Chocolate ao Mac´do 24 horas e pronto! Direitinha pó sono de beleza!

Dia 9 – Sexta

Aulaaaasssss……e de tarde tive a minha preferida! De japonês, onde a professora nem romanji sabe!!! Depois fui a com a Joana e a Dina a um mercado (o mesmo que já tinha ido com a Cecila). Fiquei muito contente porque encontrei uma loja com saias!!! E saias que me serviam! Altura digna para lançar foguetes (cada saia custou 3 euros). Também comprei um casaco de malha (5 euros) e uma sombra verde (um euro).

Dia 8 – Quinta


Hummm aulas! Também de tarde….com os comprimentos de uma certa pessoa… Depois fomos ao cabeleireiro pois a Joaninha queria fazer uma permanente … eu acabei por cortar o cabelo por 3 euros!!! Primeiro lavaram-me a cabeça (com direito a uma massagem fantástica) cortaram o cabelo e depois voltaram-me a lavar a cabeça! Então á Joaninha acho que chegaram a lavar pelo menos umas quatro vezes...

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Dia 7 – Quarta

Durante a tarde estudei e estive com o Bruce (coreano).



Ele veio até ao meu quarto para me dar música coreana e estivemos na treta. Á noite fomos todas com ele e mais um amigo jantar num restaurante coreano super longe. A comida estava boa mas gostei mais dos pratos que comi da primeira vez.

Dia 6 – Terça

Aulas. Fui a um banco continuar a minha demanda da busca das moedas. Depois fui a um centro comercial ver cds de musica Ocidental. Entretanto o Mohammad telefonou me porque tinha cortado o dedo e fui prestar-lhe o meu serviço como enfermeira...Coitado! Já agora fica aqui uma foto que ele me deu, foi tirada na Jordânia e o “apêndice” foi a prenda de aniversario que o pai lhe deu…



Depois fomos todos jantar ao 三楼 com o namorado da Antonina que chegou hoje!!!!Isto é que é amor…O coitado do moço estuda e pôs-se a trabalhar para poder vir ter com a moça! Depois fomos tomar café com o Tai da minha turma e acabei por tomar outro com o Mohammad e o amigo Jordan (que é do Chipre). Ufa! Quando me vi na cama nem acreditei…

Dia 5 – Segunda

Exame! Correu bem, não era exagerado…estava bem estruturado, ou seja não durou mais do que seria previsto (quem foi/ é do meu curso entenderá…). Almoçamos com os coreanos fora da Universidade. Depois meti me num táxi e pela primeira vez fui sozinha á 文化街, fazer compras de Natal (eu sei – ainda é cedo, mas elas demoram a chegar a Portugal…). Quando cheguei á Universidade deixei os sacos no 宿舍 e continuei a minha demanda, mas na rua do MaiGou…Mais aventuras!!! O meu objectivo naquela rua era encontrar uma loja oficial dos jogos Olímpicos para poder comprar para o meu pai umas moedas comemorativas. Com o objectivo de não de perder tempo, interpelei uma jovem chinesa que estava parada no meio da rua. Além de ela ter telefonado a uma amiga para saber onde se encontrava a dita loja foi lá comigo! Enfim…estes chineses…Se fosse em Portugal apenas davam as direcções e caso não soubessem teria sorte em não me darem direcções erradas em vez de o admitir! Acabei por chegar á conclusão que naquele tipo de lojas apenas tinham medalhas, em ouro e prata! Definitivamente nada do que eu queria! No final levou-me ao sitio onde trabalha…não muito longe dali… Passou-me pela cabeça que ela podia ser uma “cabeleireira da noite” – termo do meu Professor Frank – mas depois cheguei á conclusão que não…era só maquilhadora. Conheci todas as colegas de trabalho e estive lá uma meia hora a tagarelar. Definitivamente os chineses são de mais!:) Á noite fomos jantar com uns amigos chineses...eles são super simpáticos e adorei a noite!


Depois de jantar (foi estranho porque eles esperam que nos comêssemos e só depois e que começaram a comer!!!!) fomos ao Bingo…achei estranho porque eu tinha dito para irmos a um bar beber, mas afinal o tal Bingo é um bar… chamado Bingo!!!! Coincidência das coincidências encontramos os nossos amigos árabes lá…

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Dia 4 – Domingo

Acordei cedo pois hoje fui a uma entrevista de emprego (num restaurante onde vão muitos estrangeiros, e por isso queriam alguém que fala se inglês)! Quer dizer…não cheguei a ir porque…quando me encontrei com a rapariga que me falou do tal emprego e lembrei-me de lhe perguntar qual era o salário base á hora, tive a surpreendente resposta de … de…TRINTA CENTIMOS!!!! É verdade…trinta cêntimos…Agora percebo porque é que os chineses só vão ao 三楼 em dias de festa (uma refeição lá ronda o euro e meio). Ahhh bem…também prefiro não comentar, até porque se o fizesse não sairia daqui … Mas ya! Isto aqui é a CHINA… Jantei no Ocidental e estudei para o exame de amanhã!!!!

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Dia 3 – Sábado

Acordei tarde, claro! O fim-de-semana é sempre aquela altura em que se reabastece as energias. Depois dediquei-me ás limpezas. Almocei com a Joaninha no Mac. Aquele sitio que sabemos sempre com o que podemos contar e que graças a deus funciona 24 horas (pelo menos o que está ao lado da Universidade – que é o que interessa!) Á tarde eu e a Joaninha, fomos ao Starbuks ter com o Mário. Aquele Português que a gente conheceu numa das primeiras vezes que fomos ao Starbuks (logo nuns dos primeiros dias de quando cá chegamos). Á noite (como quem diz ás 6 da tarde) fomos para o 三楼 para uma sala reservada, para o jantar de aniversário da Mercedes.


Estavam lá muitas pessoas (espanholas, coreanas, japonesas, russas, portuguesas é claro e italianas). Depois fomos marcar presença ao Sitong!!!!! O som do DJ estava francamente melhor (gosto de pensar que foi por cause de nós - lol) dancei muito e foi muito divertido, até porque o nosso grupo estava muito maior.

Dia 2 – Sexta

Aulas.

Á noite fomos todas (nós, os espanhóis e os chineses que estudam espanhol) jantar com um jovem Yuyur.


Desde o início pude reparar que existem problemas sociais entre os chineses e esta etnia em questão (em relação ás outras etnias também existem…claro!). Isto porque o Jorge (aqui os chineses facilitam-nos a vida e dão nos sempre – ou quase – o nome deles inglês ou caso estudam outra língua o correspondente), mas enfim…continuando! Ficou um lugar vago ao lado do Jovem Yuyur (tenho medo de escrever mal o nome dele) e então o Jorge fez questão de trocar de lugar comigo unicamente e exclusivamente para não se sentar perto do Yuyur… Isto só soube porque fui “chata” e insisti para ele me explicar o porquê desta atitude… Bem, isto é só o começo, lol… E ainda bem que fiquei á beira do Yugur, ele esteve-me a explicar que o governo chinês além de decretar que era proibido os Yuguren falarem a sua língua, também decidiu que era bom para o país pegar em jovens de 13/14 anos e ensina-las a serem prostitutas! As outras vão para fabricas trabalhar 14 horas por dia e ganhar 20 euros por mês… Comentários? Não vou fazer nenhum, pois tenho a certeza que o que está a pensar neste momento eu concordo plenamente!!! Dito isto passo ao jantar propriamente dito! A comida sinceramente não gostei, apesar de as minhas amigas portuguesas terem gostado. Os pratos com carne eram extremamente gordurosos e a própria carne tinha um sabor estranho…




Também havia massas, mas nada de especial… o que salvou a minha barriguinha foi o iogurte que era muito bom! Parecia Mimosa Natural que gostei mesmo foi do convívio! E que convívio! Depois de comermos, o Yugur ensinou-nos a dança tradicional dele e aqui fica um cheirinho! Foi super divertido, mesmo!!!! Já para o final estava no restaurante umas raparigas também Yugur e que se juntaram á festa!


Já para o final estava no restaurante umas raparigas também Yugur e que se juntaram á festa!

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Dia 1 – Quinta


Aulas (de manha e tarde). Depois de almoçar e de ir arranjar a bicicleta aqui ao lado, fui com a Diogo ao Maigou. A rua do Maigou é enorme (como tudo aqui na China) e tem imensos Centros Comerciais. Um dia quando não tiver nada para fazer vou dar uma espreitadela a TODOS!!!! Lol, mas hoje tinha já a ideia de ir ás compras para o Natal (eu sei que ainda é cedo, mas as prendas ainda demoram a chegar a Portugal…). Na rua comi outra vez as tais natas, o interior parece ser de pudim, claro que não são tão boas como em Portugal…mas… é sempre um matar de saudades saboroso!!!!

Dia 31 – Quarta


(Os bébés aqui na China são todos tão lindos!!!!)

Aulas. Almoçamos hoje com os coreanos da minha turma e mais uns amigos (a Cecília também foi) num sítio novo, a especialidade desse sítio são uma espécie de 饺子 (bem, basicamente o formato e o nome é que é diferente – ma só sabor é o mesmo!). A Cecília chegou me a dizer o nome mas de momento varreu se me da cabeça! Depois do dito almoço fomos com ela a um mercado que ainda não tínhamos ido! Que enorme! Mesmo mesmo muito grande! Comprei muita roupinha quente, pois estava a precisar! Hummmm deixa-me ver! Um par de luvas, super quentinho e barato! E são verdesJ! Hummm, um casaco hiper quentinho (branco), duas camisolas (uma rosa e outra roxa). Um vestido (verde e preto), 3 pares de meias e três lenços… Acho que é tudo! Ao todo acho que gastei 35 euros, isto porque o casaco ainda foi caro (16 euros). Mas valeu a pena! Cheguei a casa super cansada!

Dia 30 – Terça




Aulas! Agora durante as aulas da Professora Wang durante cinco minutos costumamos fazer um pouco de exercício físico!!! J Acho que ela acha que depois estamos mais atentos ou qualquer coisa do género… Mas a verdade é que gosto das aulas dela. E as aulas de 听力 agora com a introdução de musicas são mais descontraídas e divertidas.

Hoje é o aniversário da Mercedes. Almoçamos todos numa sala do 三楼, mais um convívio que valeu a pena!



Depois fui hibernar e ver Californication…está muuuuiiiiiiiito frio!!!!

Dia 29 – Segunda

Aulas. Depois de almoçar fui com a Cecília aos Correios para me informar quais os preços e pesos das encomendas (nas viagens de avião as leis quanto ao peso de bagagem já mudaram e desceram drasticamente! De 32 quilos para 23 …). E é claro que em dois meses uma pessoa acumula muitas coisas, quanto mais num ano!!! Depois fomos as duas a um café UCB (faz parte de uma companhia de Taiwan e existem em toda a China centenas deles). Muito chique! Em algumas coisas até ultrapassa o Starbuks. Ficamos horas a falar. Quando regressei o Mohammad veio ao Sushe beber um capuccino e entretanto a Regina foi dar a sua primeira aula de Inglês a uma chinesa. Ficamos á espera. Eu fiquei entretida com a Californication (uma série super bem disposta - recomendo). Depois de experienciármos Mac´do a 1.50 fomos ao UCB…Senti-me no Ocidente... a olhar por uma janela para a China! Realmente foi mesmo essa sensação que tive.